Depois de um período considerável de domínio de Alexander Volkanovski na categoria dos pesos-penas (2019-2024), durante o qual ele realizou cinco defesas bem-sucedidas do título, Ilia Topuria emergiu como uma nova força na divisão. No último sábado, dia 17, no UFC 298, realizado em Anaheim (EUA), o lutador espanhol alcançou uma vitória por nocaute sobre “The Great”, garantindo para si o cobiçado título na categoria até 66kg.
Quem é Ilia Topuria?
Os holofotes da comunidade do MMA se voltam agora para Topuria, cuja presença é marcada por uma forte autoconfiança tanto nas redes sociais quanto nos eventos do Ultimate. Mesmo antes de conquistar o título, o lutador espanhol já havia atualizado sua biografia no Instagram, acrescentando a sua 15ª vitória no cartel e autodeclarando-se como “campeão do UFC”. Parece que sua profecia – ou aspiração – se realizou.
Nascido em Halle Westfalen, na Alemanha, em 1997, Topuria é um verdadeiro cidadão do mundo. Filho de pais georgianos, ele mudou-se para a Espanha durante a adolescência, onde reside e treina atualmente. Antes da luta, recebeu mensagens de apoio de várias lendas do esporte espanhol.
“El Matador” começou sua jornada nas artes marciais aos 4 anos, quando seu pai o introduziu no Jiu-Jitsu. Desde então, Topuria, agora com 27 anos, nunca mais abandonou o esporte. Ele progrediu na arte suave, alcançando a cobiçada faixa preta e conquistando títulos na modalidade.
Aos 15 anos, decidido a se tornar um lutador de MMA, Ilia mudou-se com sua família para Alicante, na Espanha. Foi lá que o peso-pena começou a aprimorar suas habilidades em áreas como o striking. Durante seu caminho para se tornar profissional, Topuria chegou a trabalhar como caixa na rede de lojas Stradivarius, no ramo de roupas, antes de conseguir se sustentar exclusivamente com a luta.
Trajetória no MMA
A carreira de Topuria nas artes marciais mistas teve início em 2015, quando, em apenas quatro lutas como profissional, ele conquistou o cinturão peso-pena do Mix Fights WMMAL ao nocautear Jhon Guarin no segundo round, em 2016. Dois anos mais tarde, em 2018, ele esteve próximo de assegurar outro título, desta vez do prestigiado evento europeu Cage Warriors. “El Matador” finalizou Brian Bouland, mas, por não bater o peso, não conseguiu levar para casa o título.
Antes de ingressar no UFC em 2020, Topuria competiu no Brave CF, acumulando mais duas vitórias. Sua estreia no Ultimate foi marcada por um triunfo sobre Youssef Zalal por unanimidade. Dois meses depois, ele finalizou Damon Jackson. Em 2021, “El Matador” nocauteou o experiente Ryan Hall.
Entre 2022 e 2023, três vitórias impressionantes sobre Jai Herbert, Bryce Mitchell e Josh Emmett garantiram ao espanhol o terceiro lugar no ranking e a oportunidade de disputar o título contra Volkanovski. Quando assinou com o UFC, Ilia expressou: “Uma oportunidade que pode mudar minha vida e a vida de minha família”. Em 17 de fevereiro de 2024, quatro anos após iniciar sua jornada na organização, Topuria alcançou o ápice do esporte de forma invicta.